quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Les Coulisses du Mariage em Toulouse e minha experiência com casamentos franceses.



Bom dia pessoal,

Agora cedinho resolvi aparecer por aqui com um tema muito badalado entre o universo feminino, ou seja, casamento. Claro que, também é um tema de interesse dos homens, mas na maioria das vezes são as mulheres que comandam nas escolhas nesse momento. Nesse fim de semana (19/10/2013) estive em um evento para noivos «salão de noivas» aqui em Toulouse. Na verdade o evento se chamava « Les Coulisses du Mariage » e tinha como slogan « Le rendez-vous chic et raffiné pour organiser votre mariage » (um encontro chique e refinado para organizar o seu casamento). Achei a propaganda muito boa e o evento muito bem organizado, mas o que não colou para mim foi essa ideia de chique e refinado. Eu acho sinceramente que essa ideia não se enquadra no perfil da maior parte dos casamento franceses. Para quem sempre acreditou que tudo na França respira refinamento, esta muito enganado e posso dizer que muitas coisas passam bem longe do chique e refinado. No meu periodo aqui, tive a oportunidade de frequentar algumas festas, em especial casamentos. Não estou falando de casamentos de gente sem grana como eu, estou falando de pessoas que não mediram os gastos na festa. Vou listar um top 5 cafonices de casamentos franceses e depois retomo ao assunto do salão, então ai vai :

1. Bolo de casamento francês, mas conhecidos como pièce montée : aqui na França eles fazem dois tipo des bolo (mais tradicionais), seguem as imagens:
O mais comum é o da segunda foto.

2. Vestidos de noiva: aqui as noivas muitas vezes querem fugir do modelito tradicional branco de tecido fino e nem sempre essa mudança é bem sucedida:


  

3. Bouquet da noiva:


Como vocês podem ver, nem tudo são flores no casamento francês, para falar a verdade é mais mato do que flores rs.

4. Musicas que não podem faltar em um casamento francês:

http://www.youtube.com/watch?v=AbXBdlLiac8

http://www.youtube.com/watch?v=0xkwVYCww1M

5. Penteados bizarros (claro que nem todas escolhem esse mesmo tipo de penteado):



prontinho, acabei meu top 5 hahahah, mas poderia fazer um top 10. Quero deixar claro para vocês que nem todas as noivas escolhem essas opções e que no Brasil o que não faltam são coisas bizarras nos casamentos (especialmente nos dos ricos sem noção). Eu acho engraçado o casamento francês pois, sempre tenho um olhar de estrageiro diante da situação. Mesmo que atualmente eu esteja inserida nessa sociedade, nunca terei a mesma experiência de identificação que eles. Não estou criticando de fato as tradições francesas, so estou externalizando meu estranhamento diante da situação.

Voltando ao tema Coulisses (...)

O que observei dessa vez no Coulisses foram as consideraveis mudanças que estão se implantando na cultura dos casamentos franceses e uma das coisas que mais me marcou foi a presença dos bolos tipos "Wedding cake" e a ausencia da tradicional pièce montée francesa. O que o salão apresentou foram as tendências de um tipico casamento americano e não um casamento francês como todos nos conhecemos. Por hoje, vou acabar meu texto por aqui e vou deixar so uma foto do inicio do salão, volto amanhã com mais fotos e com mais comentarios do evento.


 Espero que tenham gostado. Beijos beijos





Nenhum comentário :

Postar um comentário